sexta-feira, 4 de junho de 2010

Revista Nordeste destaca crescimento econômico de Campina Grande PDF Imprimir E-mail
Escrito por CODECOM   
18-May-2010 



Numa época em que o mundo se recente dos efeitos da sua mais profunda crise, Campina Grande registra um crescimento econômico histórico extraordinário. É o que destaca, em sua mais recente edição, a Revista Nordeste, que circula em todos os Estados da região e em outras unidades do país. A publicação dedicou oito páginas à Cidade Rainha da Borborema, mostrando os fatores deste progresso e o papel da gestão municipal visando resgatar o desenvolvimento local.
 
De acordo com a revista, só em 2009 Campina Grande cresceu 18%. Com isso, a cidade mostra toda a sua força por apresentar, ao lado de Caruaru (PE), “as maiores taxas de expansão do poder de consumo da região”. Isto porque as duas cidades estão recebendo investimentos de grandes grupos econômicos, a exemplo de Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Lojas Americanas devido a este crescimento. A expectativa é de que absorvam parte significativa dos investimentos planejados pelos grandes varejistas, de mais de R$ 11 bilhões até 2013.
 
Para o prefeito campinense, Veneziano Vital do Rêgo, a reportagem representa o reconhecimento por parte de um dos mais importantes órgãos de comunicação social do país para o trabalho da sua gestão pelo resgate do progresso local. “A exemplo do que foi feito por órgãos com Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo e tantos outros, a Revista Nordeste revela, através de primorosa matéria, o quanto temos evoluído economicamente e o quanto Campina Grande vem conseguindo atrair os mais importantes investidores do país”, disse.
 
Conforme relata a matéria publicada na Revista Nordeste, a gestão municipal tem uma extraordinária parcela de contribuição neste processo, levando-se em conta, por exemplo, inúmeras ações de infra-estrutura concretizadas nos últimos cinco anos, a exemplo do Programa Vias Abertas, urbanização de bairros carentes, conquista de recursos, implantação do Centro de Emprego e Renda e obras do Programa de Aceleração do Crescimento.
 
Ao longo da extensa reportagem, a revista lembra avanços da cidade nos mais diversos segmentos administrativos. Por isso, ressalta os investimentos feitos em prol do desenvolvimento turístico, especialmente no maior evento popular do Brasil, o Maior São João do Mundo. Mostra, ainda, que o PAC de Campina Grande virou modelo para o Brasil e, por isso, o município poderá chegar a receber novos investimentos no valor de R$ 200 milhões.
 
Em outro trecho, constata-se o próprio reconhecimento do empresariado para o esforço do município em desenvolver a cidade. Esta gratidão verifica-se em relação a ações como a implantação de um projeto de monitoramento eletrônico no centro comercial da cidade, destinado a melhorar a segurança pública, além da expansão da Internet em áreas públicas.
 
Porém, Campina Grande revela o seu progresso não apenas quanto ao setor econômico, mas igualmente em relação à melhoria da qualidade de vida da população mais carente. Por isso, áreas antes abandonadas, como a Zona Leste, foram contempladas com importantes equipamentos comunitários, a exemplo do Complexo Plínio Lemos, que vem atendendo, diariamente, a 4 mil pessoas com atividades esportivas nas mais diversas modalidades.
 
Por fim, a matéria enfatiza a vocação do progresso campinense para o campo científico-tecnológico. Tal fato fica evidenciado pela recente implantação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informática. Em função desta nova pasta, a cidade ficará em condições de firmar parceiras e conquistar verbas junto a importantes instituições federais, possibilitando-se a expansão da sua rede de telecentros e avanços na ação de expansão do projeto de internet gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário